Localizada no cabeçote de motor dos veículos, a vela de ignição do motor é responsável pela condução da corrente elétrica, gerada na bobina, até a câmara de combustão. A vela gera uma centelha elétrica de alta tensão, que garante a queima da mistura entre ar e combustível.
Como todo componente importante, ela deve ser monitorada e, depois de algum tempo, substituída, para que o motor mantenha o bom desempenho.
É importante verificar no manual de manutenção do veículo a periodicidade de troca dos cabos das velas, caso não tenha esse material disponível a opção é entrar em contato com um fabricante de renome para obter a informação
O recomendado é verificar o veículo a cada 10 mil quilômetros rodados. Nessa checagem, além das velas o mecânico testará a resistência dos cabos com a utilização de um multímetro.
Diferente das velas de ignição e dos cabos de vela, a bobina de ignição não tem uma vida útil bem definida, de forma que não existe uma quilometragem pré-definida para fazer a troca dessa peça.
Entretanto, com o passar do tempo a bobina pode sim apresentar defeitos e precisar ser substituída. Os principais problemas da bobina são causados por defeitos justamente das próprias velas e cabos, que demandam mais trabalho da bobina. Bobinas com problemas geralmente ficam trincadas.