Confira os mitos e as verdades sobre a manutenção do carro

A indústria automotiva evoluiu muito nos últimos 30 anos. Nesse período,  o nível de tecnologia incorporado aos carros aumentou e as técnicas de design e desenvolvimento melhoraram significativamente, oferecendo soluções mais econômicas e versáteis ao mercado de peças e componentes automotivos. 

Mito: em dias frios, deve-se deixar o motor esquentar

À medida que o sistema de combustão do carro evoluiu – passando de carburadores para injeção eletrônica de combustível – os dispositivos que controlam o acesso do combustível ao motor foram adaptados para garantir a precisão da mistura de ar e combustível. Graças a isso, os motores e seus lubrificantes funcionam bem mesmo em dias frios, no período em que as partes metálicas ainda não se expandiram e o lubrificante ainda não aqueceu adequadamente.

Verdade: calibrar os pneus frios é melhor

O ideal é rodar pouco com o carro na hora de fazer a calibragem – o trajeto da garagem ao posto mais próximo. Com os pneus quentes, é necessário, dependendo do modelo, colocar entre 1 e 5 PSI a mais no calibrador para compensar a alta temperatura.

Mito: limpar os bicos da injeção é fundamental a cada revisão

Na era dos carros carburados, era comum o sistema de injeção apresentar vazios que impediam o fluxo de combustível devido ao acúmulo de fuligem ou micropartículas. Com o desenvolvimento da tecnologia, esses espaços ficaram bem menores. Portanto, especialistas em serviços automotivos recomendam a limpeza dos injetores somente se o motor apresentar flutuações rotacionais associadas à irregularidade da consistência da injeção de combustível do sistema.

Verdade: O nível do óleo deve ser verificado regularmente

Como  a função do óleo é lubrificar os componentes, evitar o atrito e melhorar o desempenho, é importante verificar o nível regularmente. Assim como nos pneus, o melhor momento para essa verificação é quando o carro está frio.

Mito: o gás do ar-condicionado acaba ou tem prazo de validade.

O uso recorrente do ar-condicionado não faz com que o gás refrigerante acabe. Não se trata de um insumo que tem prazo de validade, como é o caso do óleo. Caso não haja vazamentos nos motores e mangueiras, o gás do ar-condicionado deve durar por toda a vida útil do veículo.

Mito: o motor do carro flex fica viciado se eu usar só um combustível

A tecnologia que acompanha os carros bicombustíveis permite que o motor se adapte e opere de acordo, seja  álcool, gasolina ou uma mistura dos dois combustíveis. Não há necessidade de definir uma porcentagem de mistura padrão ou se preocupar em esvaziar o tanque com um combustível para encher com outro. O motor não é viciante e se adapta rapidamente ao cenário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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